RSS

Vitória do Rock.

Se engana bastante quem pensa que o Espírito Santo só comporta congo. Aliás, congo é o estilo de música que menos escuto por aqui. Tudo bem, é cultural, específico, não comercial (salvo exceções marcianas) e enraizado nas tradições capixabas, mas a música local vem se destacando com um outro tipo de som: o pesado.

Hardcore, muito barulho e voz forte. O Dead Fish, banda formada em Vitória em 1991, mas que veio atingir sucesso nacional com o álbum "Zero e Um" em 2004, se firmou como um dos grandes destaques da música capixaba. Sob os vocais de Rodrigo Lima, a banda ganhou uma legião de novos fãs do underground, contraditoriamente trazidos pela visibilidade no mainstream.

Os capixabas do Dead Fish.

Mas pra quem achava que o sucesso se limitaria ao som do "Zero e Um", o Dead Fish mostrou sua força ao faturar o prêmio MTV Video Music Brasil esse ano na categoria Melhor Vídeo Hardcore (a banda já havia ganhado um VMB em 2004 na categoria Revelação). Outras bandas capixabas também estavam entre as indicadas da noite, como Mukeka di Rato (mesma categoria dos Dead Fish) e Mickey Gang (categoria Aposta MTV).

É o Rock capixaba marcando presença (e faturando prêmios) em cenário nacional. Alguém já pensou numa fusão congo + hardcore? Tá aí uma bela idéia pro próximo Estúdio Coca-cola.

Confiram o vídeo oficial de Autonomia, vencedor do VMB 2009:



Rodrigo Alcure.

1 comentários:

Perambulanndo disse...

alguns dizem que, depois de zero e um, dead fish nunca foi a mesma..
eu não sei, porque desde então, não ouço os cds novos. estou cômoda ouvindo, de vez em quando, os cds que eu já tenho aqui, logo, não me dou ao trabalho de baixá-los. hahahaha. mas falando sinceramente, acho que nunca vou ouvir, mesmo sem ter esse preconceito com as bandas underground, de achar que elas se venderam. problema delas, né, se é que isso existe.

Postar um comentário