RSS

1001 Downloads de Discos Antes de Morrer.

A tarefa é difícil, porque o risco de morrer de empolgação antes de começar a baixar algo é alto. Trocadilhos toscos à parte, é uma digna oportunidade. No meio de toda essa guerra de direitos autorais X direitos culturais, é surpreendente como o acesso (ilegal ou não) à música e à arte tem se tridimensionado no mundo digital.

Publicado em 2005 pela Cassell Illustrated, o livro lista os "1001 Discos Que Você Deve Ouvir Antes de Morrer" (1001 Albums You Must Hear Before You Die), selecionados por 90 críticos internacionais da música. Apesar de a idéia inicial ter sido formulada tendo a guitarra como base central dos discos analisados, a lista se estendeu e incorporou importantes obras dos mais variados estilos, como o jazz, o blues, o soul, o hip-hop, o dance, a música experimental e etc.

Porém, aproveitando as maravilhas proporcionadas pela internet, cá estamos não apenas nos contentando com a lista impressa no livro, mas também com a possibilidade de poder baixá-los todos. Todas as obras foram reunidas e disponibilizadas por usuários na internet.

Lista completa + download.

Comprar o livro.

Agora é passar os próximos 6 meses ouvindo diversas das maiores obras musicais de todos os tempos. Seja Frank Sinatra ou 50 Cent, o que importa é saber ouvir, compreender e, então, criticar.


Rodrigo Alcure.

Eis a nova referência do Samba!



Quando pensamos em ouvir o gênero samba, logo pensamos no grupo Fundo de Quintal como a primeira referência, pois foram eles que implementaram vários instrumentos a ser usado no ritmo, tal como o Banjo com braço de cavaquinho, o repique de mão e o tantã. No entanto, os filhos do Cacique de Ramos deixaram herdeiros: Grupo Revelação.

Nascido em 1990, o Gupo Revelação tem como sua principal característica se destacar como um grupo de pagode de mesa tipicamente carioca. Conseguiu conquistar o público mais popular entre os ouvintes da cidade maravilhosa. Em 1999, lançam o primeiro disco com o nome de “Revelação” pela gravadora BMG. O disco conta com a participação de alguns dos integrantes do Kiloucura, além de uma regravação de “Zé do Caroço”, canção de Leci Brandão.

Já em 2002, trocam de gravadora para Desckdisc e lançam o CD “Ao Vivo no Olimpo” que vendeu mais de 700 mil cópias, sendo o segundo CD mais vendido deste ano e um grande sucesso como categoria de pagode. E foi a partir desse momento que começou a ter o reconhecimento que merece de fato emplacando vários hits nas rádios locais.

Porém o público do grupo que era restrito ao Rio de Janeiro passa alcançar o país inteiro e, em 2003, rompe as barreiras internacionais chegando ao Japão, Europa e Estados Unidos. Diante de uma perspectiva internacional lançam “Novos Tempos”, que lançou novamente mais alguns sucessos para o portfólio da banda.

Depois de explorar esses outros horizontes, o sucesso firmou de vez, dando tanta inspiração que CDs eram lançados quase todos os anos, com exceção de dois.

Em 2005, seguindo as tendências inovadoras da gravadora, o grupo lança o primeiro DualDisc de samba do Brasil, para comemorar o primeiro milhão de cópias vendias pela Deckdisc. Em 2006, o grupo dá um tempo na seqüência de registros ao vivo e retorna a gravação em estúdio, lançando outro CD de grande sucesso, "Velocidade da Luz". Em 2007 está a venda nas lojas um CD com os maiores sucessos da banda, 100% Revelação, onde reuniu grande parte de antigos sucessos. Já no ano passado o grupo lançou o CD "Aventureiro", que já tem várias músicas de sucesso nas rádios, "Aventureiro", "Medo de Amar" e muitas outras.

Essa capacidade inspiratória e esse ânimo pra trabalhar os tornou referência para os novos grupos que iam surgindo, fazendo com que eles nunca desistam de correr atrás do que almejam, pois com um pouco de sorte e muito trabalho duro, nada é impossível.




André N. Bueno