RSS

Fogo nas paradas brasilerias: Billboard ganha versão tupiniquim.

É a "Bíblia da Música", como dizem os especialistas. Com mais de meio século de existência, a Billboard Magazine é a mais bem estruturada instituição musical fonográfica da sociedade contemporânea. De Elvis Presley à Lady GaGa, todos os que já obtiveram alguma notoriedade na vida, deram as caras por lá.

Mas que os Estados Unidos dominam a tradição fonográfica, isso é fato. Surpreendente (ainda que tardiamente) foi o lançamento da primeira edição brasileira da revista nesse mês. O nosso país, que se mantem refém das playlists de 2 ou 3 grandes rádios apenas, agora poderá se estruturar melhor e criar uma parada musical mais fidedigna a nossa realidade.

"O Rei" Roberto Carlos estampando a primeira edição.

Um belo avanço. A revista será lançada mensalmente e, além de matérias sobre música em geral, contará com as paradas das músicas mais tocadas no Brasil e os álbuns mais vendidos. Agora, arrisco-me num comentário curioso. Já imaginaram essa lista no auge do verão nacional 2010? Aqui vai uma previsão estilo mãe-Diná de um possível top 10:

01 > Créu*MC - Créu Velocidade 10 (feat. Mulher Piranha Frita)
02 > Sangalo*Ivete - Oba Oba Manauê (Pout-Pourri Balaco-baco)
03 > Popozudas*Gaiola das - Se Me Pega Eu Tô De Boa
04 > Léo*Victor e - Amor Que Dói
05 > Camargo*Wanessa - Oh Baby, Volte Para Mim
06 > Knowles*Beyoncé (feat. Jay-Z) - Imma Put Ya' Like Dis B*tch
07 > Fresno - Dias Negros Da Minha Solidão Amargurada Em Sonhos Frígidos
08 > Taca Bola*MC - Parabéns Pra Você Remix (feat. Perla)
09 > Fabiano*César Menotti e - Se Nóis Num Têim Nóis Arruma
10 > Reis*Nando - A Lua De Golias.

Não se espantem se eu acertar alguma dessas. No verão retomaremos esse assunto.

Rodrigo Alcure.

O Fenômeno-Mirim do pagode!



Gustavo Barreira Lins, mais conhecido como Gustavo Lins, é um cantor e compositor brasileiro nascido em 1986, no Rio de Janeiro, que tem grande destaque no cenário do pagode/samba. Isso porque de maneira precoce, conseguiu, aos 16 anos de idade, gravar o primeiro CD com uma grande gravadora – a Warner Music, além de emplacar vários sucessos nas principais rádios. Compondo e cantando desde os 12 anos, já mostrava os primeiros vestígios de que tinha uma sensibilidade apurada no momento em que começava a rascunhar as suas primeiras letras que falavam basicamente sobre o Amor.


O primeiro grande sucesso que caiu na graça das pessoas foi a música “Pra ser feliz” do CD de mesmo nome. Essa música fantasia o momento em que o jovem ficou com a menina pela primeira vez (é bem capaz de que o personagem seja o próprio compositor, que pode estar se mostrando oculto em suas histórias), no qual mostra como realmente havia se envolvido, falando que para ser feliz tem que amar alguém a ponto de conseguir encontrar essa pessoa até nos próprios sonhos. É uma letra muito bonita e vale muito a pena ouvir essa canção.


Chegando a um número de composições superior a de uma centena, Gustavo Lins já havia chegado em um estágio em que grandes representantes do estilo musical pagode/samba (seja cantores, compositores, produtores e arranjadores) já o conhecia e tinham bastante carisma por ele. Com todos os contatos que já tinha, a vida musical de Gustavo foi lançada na mão de um competentíssimo produtor musical, “Prateado”, que se tornou o guia dele nessa trajetória em meio o mundo artístico, moldando e pincelando cada passo desse jovem.


Mas à medida que ia crescendo o seu grande repertório musical, o sonho também evoluía e, agora, Gustavo Lins almejava que suas composições fossem cantadas nas vozes de outros grandes artistas, que antes era pouco possível devido ao grande número de compositores já então consagrados. Dito e feito! Bocas famosas como Alcione, Belo, Os Travessos e Kelly Key, Exaltasamba, Sorriso Maroto, Boka Loka, Rodriguinho, entre outros, cantaram sucessos produzidos por ele. E o sucesso era tanto que é convidado esporádicamente para fazer parte dos shows.


Em 2006 lançou o primeiro DVD de sua carreira, que carrega em seu repertório grande parte de seus sucessos além da já muito conhecida “Pra ser feliz”, tais como “Qual é”, “Minha princesa”, “Papo Furado” e “Impossível te esquecer” (Que seria o nome dos próximos CD e DVD lançados por ele no mesmo ano). Com um arranjo musical envolvente, Gustavo Lins exibe uma excelente performance no palco e mostra que realmente tem bastante talento para mostrar – como exemplo para os novos compositores, e para buscar respeito com a velha guarda do samba).


O estilo musical está tendendo sempre à beber a fonte dos antigos para tentar produzir as novas artes do cenário do pagode. Diferente de Gustavo, que tende a usar a sua visão de mundo nas suas composições, revelando sucessos cada vez mais inovadores. Será que teremos outros Pagodeiros e Sambistas prodígios tal como ele? Torçamos que sim, pois é necessário para continuarmos eternizando esse ritmo que caracteriza a alegria do povo brasileiro.





André N. Bueno

Museu de Grandes Novidades


Boa Noite queridos leitores. Eu tava aqui pensando: o Cazuza foi o vencedor da enquete "Quem deve protagonizar o próximo post de Rock Nacional/ MPB". Pensei. Fácil. Mas que nada. Eu aqui quebrando a cabeça para fazer alguma coisa diferente. Que seja mais direto e menos Viagem. Pois ficar viajando aqui, nas músicas, nas histórias engraçadas, ia ser muito legal pra mim. Mas eu acho que vocês não têm um saco desse tamanho para me aguentar.

Então eu pensei numa coisa bem legal. Aí vão as Sete melhores letras do Poeta (na minha modesta opinião) cantadas por outros artistas. Tenho certeza que vocês vão achar alguma coisa legal. Coisas que vocês nem imaginavam que eram dele.

Poema- Ney Matogrosso

Mais Feliz- Adriana Calcanhotto

Malandragem - Cássia Eller

Mulher sem Razão- Adriana Calcanhotto

Trapaça da dor- Roberto Frejat

Incapacidade de Amar- Leoni

Seda Pura- Simone


* todas as músicas de Cazuza tocadas por outros intérpretes estão disponíveis na área de downloads.

Bruno Alcantara