Considerada um dos maiores fenômenos na história da internet, Susan Boyle (47) mostrou que está longe de ter sido apenas uma modinha do YouTube. Seu primeiro disco, "I Dreamed a Dream", chegou às lojas na semana passada e já quebrou recordes de vendas. De acordo com o United World Chart (UWC), foram 1.284.000 cópias vendidas apenas na primeira semana. Somente nos EUA a cantora vendeu 701.000 discos, tornando-se a cantora com a maior vendagem de estréia na história daquele país.
Famosa por sua aparição no programa britânico The X-Factor, Susan conquistou o mundo por sua irreverência e voz impressionante, características não tão esperadas quando entrou no palco com uma aparência caseira, cabelos desgrenhados e dizendo aos jurados que sonhava ser como Elaine Paige. Ao som de "I Dreamed a Dream", a cantora foi ovacionada pela platéia, incrédula, e em poucas semanas tornou-se a mulher mais vista na internet.
O objetivo da gravadora de Susan, a Syco Music (Sony), é agora mantê-la no topo das paradas e não deixar que se torne mais uma cantora de apenas um sucesso. Boyle superou fortes nomes do momento, como Lady Gaga, Beyoncé, Eminem e Black Eyed Peas, e surpreendeu o mundo da música ao vender tanto em plena recessão fonográfica. Só pra se ter uma idéia, o 2º lugar dentre os lançamentos da semana, da cantora Rihanna, vendeu apenas 293 mil cópias, quase 1 milhão a menos que Susan.
Se o destino da cantora é se manter no estrelato, ninguém pode ter certeza. Mas que o sucesso atual de Susan está movimentando as estruturas do cenário musical, isso ninguém pode negar. A propósito, um dueto com Elaine Paige estaria sendo esquematizado pelas gravadoras, e não tenham dúvidas de que seria outro sucesso de audiência para somar à carreira da mais nova estrela da música internacional.