RSS

O fenômeno Black Eyed Peas.

Will.I.Am, Taboo, Apl.De.Ap e Fergie. Os Black Eyed Peas.

Se você é jovem, antenado nas ondas musicais mundo a fora, e já passou seu dial por alguma rádio POP qualquer, estou certo de que já ouviu alguma música dos Black Eyed Peas.

Formada no final da década de 80 - ainda que sob o nome de Tribal Nation -, em Los Angeles, na parceria de Will.I.Am e Apl.De.Ap, a banda levou tempo e algumas mudanças até encontrar seu sucesso mundial. Foi com a entrada de Stacy Ferguson, a "Fergie", em 2003, que os BEP estouraram em todos os cantos do globo e se tornaram uma das maiores sensações musicais dos 00's. Dificilmente você ainda não escutou músicas como "Where's The Love", "Shut Up", "Let's Get It Started", "Don't Phunk With My Heart", "Don't Lie" ou "My Humps", pra citar algumas.

Como se o sucesso já não tivesse sido muito, a banda lançou esse ano seu 4º disco, "The E.N.D." (sigla para "Energy Never Dies"), e foi uma explosão no mundo digital. Sua primeira música de trabalho, "Boom Boom Pow", atingiu o 1º lugar das paradas americanas e em diversos outros lugares do mundo. O single já se tornou a 6ª música mais baixada de todos os tempos, com aproximadamente 4 milhões de downloads pagos.

The E.N.D., lançado em junho de 2009.

Quando alguém pensou que o sucesso dos BEP se limitaria à primeira música, a surpresa foi grande com o lançamento de "I Gotta Feeling". A música subiu como um foguete nas paradas e tomou conta da 1ª posição nos charts e nos downloads. Nesse feito, os BEP se tornaram uma das raras bandas até hoje que conseguiram a façanha de ter uma de suas próprias músicas revezando o 1º lugar das paradas com a atecessora.

Quando muitos achavam que "Boom Boom Pow" já era a música de melhor desempenho da carreira da banda, passando 12 semanas na primeira posição, "I Gotta Feeling" mostrou-se ainda mais forte e quebrou um recorde histórico. Já com suas 14 semanas no topo, os BEP estipularam o recorde de maior tempo consecutivo que algum artista/banda já passou no ponto mais alto das paradas americanas. Já são mais de 6 meses na liderança, feito inédito na história musical. No iTunes, as duas músicas já somam mais de 7 milhões de downloads pagos, fazendo dos Black Eyed Peas o maior fenômeno digital do mundo da música.

Um fato curioso é que, mesmo a banda já tendo vendido mais de 30 milhões de discos e singles no mundo todo, Will.I.Am, líder, cantor e produtor do grupo, anunciou que, muito provavelmente, "The E.N.D." será o último CD físico dos BEP. Isso porque o rapper disse não mais ver futuro nesse mercado, uma vez que a queda nas vendas de CDs é maior a cada ano, e está decidido a investir tudo na potência digital dos BEP.

De fato, o sucesso não é mais questionável. Os Black Eyed Peas assumem a ponta do mainstream como o fenômeno musical da atualidade.

Rodrigo Alcure.

A nova cara do Pagode do Exalta!


Desde quando foi eliminado do programa Fama, da Rede Globo, Thiaguinho foi convidado para assumir os vocais do grupo logo após a saída de Chrigor - que saiu para fazer carreira solo. Sua entrada alavancou totalmente o Exaltasamba, que até então não estava mais nas paradas como antigamente com os antigos CDs, onde emplacavam música atrás de música, tais como “Luz do desejo”, “Eu e você sempre”, “Eu me apaixonei pela pessoa errada” e outras.

Em 2005, o Exalta faz 20 anos de trajetória e o novo integrante, com 2 anos de grupo, mostra que chegou para conquistar tudo e a todos com o seu carisma e competência. Não bastasse assumir a responsabilidade sobre as canções antes proferidas por Chrigor, mostrou-se pró-ativo e assinou quatro novas composições. Para antenar mais o grupo com o que está acontecendo no cenário musical, Thiaguinho e companheiros, em 2007, gravaram o primeiro DVD da banda intitulado “Todos os Sambas”, no qual reunia grande parte dos antigos sucessos e duas novas músicas (“Faz falta” e “Acaba tudo bem”) que já chegaram fazendo a alegria dos fãs.

Mas a autonomia do novo vocalista não acaba por aí, pois dois anos depois é gravado o segundo DVD do Exaltasamba, que determinou a nova cara do grupo e definiu um conceito mais ousado nas apresentações. Um disco de muitos sucessos como “Tchau e bença”, “Jogo de Sedução” e “Graça” teve como carro-chefe a música “Livre pra voar”, que projetou de vez a banda nas maiores rádios nacionais e possibilitou a permanência da música entre as mais ouvidas por meses.

Baixe “Livre para voar” aqui

O retorno é tão grande que o número de shows aumentou exorbitantemente, levando-os a fazer mais de 3 apresentações só na capital do Espírito Santo, sem falar nos shows feitos em cidades do interior.

Embora o tempo livre esteja ficando cada vez mais reduzido, parece que o dia dos integrantes têm mais horas, pois o ritmo de trabalho só tem aumentado, o que ocasionou, no ano de 2009, no lançamento do terceiro DVD – “Exaltasamba na Ilha da Magia”. Com uma mudança repentina de ritmos e letras, o novo trabalho quebra tudo o que vinha sido feito até agora e propõe um novo estilo de pagode, onde as composições passaram a ser menos românticas e mais ousadas e provocativas. Como sucesso principal tem-se “Abandonado” (que pode ser visualizado abaixo), que foi, como “livre pra voar”, a impulsionadora do sucesso. Depois de passado a primeira empolgação, observa-se melhor as outras músicas e passa a apreciá-las, fazendo com que o CD em sua totalidade seja de qualidade.

Agora, só podemos ter um pouquinho de paciência para esperar, pois com certeza haverá um show do Exaltasamba em sua cidade. Opa, dia 3 de Outubro haverá um na Grande Vitória. É pra lá que nós vamos!


André N. Bueno




The age of music is past

Há 37 anos, Caetano Veloso voltava ao Brasil após algum tempo de exílio em Londres. Além das malas e da saudade, o compositor baiano trazia consigo um pequeno volume de papel envolto num saco plástico de supermercado inglês. Nesses papéis, estavam escritas nove letras de músicas e algumas melodias, que meses mais tarde, no ano de 1972, se transformariam numa das maiores obras musicais da MPB.

Foi numa transa entre a língua portuguesa e a inglesa; entre os versos barrocos de Gregório de Mattos e os toques antropofágicos de Caetano; entre o toque da guitarra elétrica e o samba dor-de-cotovelo de Monsueto de Menezes, que nasceu o disco TRANSA (download). Ninguém nunca ouvira nada parecido, e os próprios defensores de Caetano admitiram que um choque térmico poderia ter afetado a razão do autor. Não foi nada disso. Por trás de toda loucura que desenhava o álbum, desde a epiderme da capa, estava, eu penso, mensagens muito simples dentro das canções.

O grande segredo do disco é a complexidade das melodias em choque com o simples e factual das letras. Na verdade, estas não foram lapidadas num processo parnasiano, eram reflexos, cortes, das impressões de Caetano acerca da realidade (que foram jogadas num papel e musicadas). Dai a sinceridade, marca que eu vejo como principal na obra.

Em Londres, longe do Brasil, da Bahia, da família, dos amigos, dos amores, é que o sentimento se aflorou. Todos eles, os bons e os maus, se misturaram num todo que resultou em TRANSA, e influenciou a carreira musical de Caetano Veloso até o disco Velô (download). Em seu penúltimo disco, o bom álbum Cê Ao Vivo (que sinto muito, foi removido de todos os sites de download), Caetano regravou as duas mais belas canções do disco TRANSA: You don't know me e Nine out of ten. As duas músicas estão no final do post, para quem não quiser baixar o Cd na íntegra.

Sinceramente, a minha vontade é apenas divulgar a beleza dessa obra, e compartilhar com todos vocês um momento ímpar e melhor da MPB. O disco mencionado, além dos meus elogios, ganhou os seguintes prêmios:

Melhor disco estrangeiro da década de 1970- Revista Francesa Ecoutez, 1983.
Melhor disco brasileiro de MPB- Revista Bravo!, 2004.
14º maior álbum da música nacional- Revista da MTV, 2004.

Bruno Alcantara

Nine out of ten

You don't know me