RSS

Do Brooklyn para o mundo: o rap de milhões de dólares.


Se eu te dissesse que Shawn Corey Carter é um multi-milionário do ramo artístico musical, você me perguntaria: quem? Pois essa é uma reação comum à menção do nome verdadeiro de Jay-Z, o astro do rap americano.

Nascido nos guetos do Brooklyn há 40 anos, o cantor construiu uma carreira de sucesso absoluto. Só para constar, ele é hoje mencionado como um dos maiores rappers da história, ficando ao lado de lendas como Tupac e Notorious B.I.G. (já falecidos). Seu sucesso teve grande impulso nos anos 90, quando se juntou a grandes nomes como R. Kelly, Pharrell, Babyface, Mariah Carey, Ja Rule e Jermaine Dupri. No final daquela década, Jay-Z ainda se reuniria com as Spice Girls na faixa "Get Down With Me", chegando ao novo milênio preparado para consolidar seu nome no hip-hop/R&B.

Os anos 2000 foram os grandes explosivos à carreira do rapper. No meio hip-hop, as parcerias são fundamentais, e Jay-Z soube escolhê-las com maestria. Seu nome já estava conhecido, e foi o suficiente para se juntar a cantores como Eminem, 50 Cent, Busta Rhymes, Kanye West, The Neptunes, Timbaland e até mesmo sua então namorada Beyoncé Knowles. Muitos desses artistas já enxergavam o apoio de Jay-Z como essencial na projeção de suas carreiras.

Ao final dessa década, o cantor se encontrava no topo do cenário hip-hop americano. Se tornou o recordista mundial para um artista solo ao emplacar a maior quantidade de CDs na 1ª posição das paradas americanas (no geral, ele perde apenas para os Beatles). Foram mais de 30 milhões de discos vendidos só nos EUA.

Jay-Z estampando a Billboard Magazine.

Se o lado musical já era um fenômeno, o lado empresarial se mostrou ainda mais surpreendente. Jay-Z desenvolveu uma trajetória empreendedora no show buzz, gerenciando carreiras artísticas e comandando grupos e gravadoras. Dentre seus comandos, as bem-sucedidas DEF Jam e Roc-A-Fella Records. Além disso, o rapper criou sua própria marca de roupas, a Roc-A-Wear, que em 2007 foi vendida pela bagatela de 204 milhões de dólares para a Iconix Brand Group. No agenciamento artístico, Jay-Z mostrou sua grande eficiência com as cantoras Beyoncé (atual esposa) e Rhianna. Outras interferências expressivas do cantor foram nas carreiras de DJ Clue e Kanye West, nomes que andam rendendo milhões nos EUA.

Img 1: Jay-Z, Kanye West e Rihanna em setembro deste ano; Img 2: Participação especial na turnê de Mariah Carey, em 2006; Img 3: Se apresentando com sua esposa Beyoncé; Img 4: Anúncio publicitário da Roc-A-Wear;

Um dos maiores rappers da história e um dos mais visionários empresários do mundo hip-hop. Esse é Jay-Z, que, como todo tradicional rapper de sucesso, veio dos guetos para o mundo milionário e ostensivo dos raps, mulheres, carros e diamantes. E, para encerrarmos nesse clima yo' man wazzup, deixemos algumas das parcerias de sucesso que marcaram a carreira do astro.











Rodrigo Alcure.

Nunca perca a Fé em Deus!


Nascido e criado no berço do samba, Diogo Nogueira é um dos maiores intérpretes de todos os tempos. Com apenas 26 anos de idade, conseguiu alcançar um patamar de visibilidade que muitos artistas com sua idade sequer pensaram em chegar perto. Com uma agenda sempre lotada, distribui canções próprias e de outros grandes nomes da música popular brasileira (que inclusive já dividiram o palco com ele) em seu repertório utilizado nos shows. Com dois CDs e um DVD já gravados, pode-se pensar em incluir seu nome na lista dos bambas.


A inspiração dessa vez surgiu de uma música de nome “Fé em Deus” cantada por Diogo. Composição de Flavinho Silva, essa linda música fala sobre a vida e suas constantes mudanças, seja no humor, na sorte, nas sensações, mas nos aconselha a nunca desistir das coisas pelas quais lutamos, nos aconselha nunca perdermos a fé que nos guia, nos aconselha, principalmente, a nunca perdermos a fé em Deus.


Essa música, sem dúvida, é uma referência para a minha vida. Em todas as dificuldades que passamos diariamente, a única coisa que temos é a certeza que depois da tempestade é que vem a bonança, a calmaria. O problema está sempre no tempo que durará a tempestade. Quanto maior o tempo de duração, mais parece que estamos caminhando para o lado errado, onde a vida parece não ter mais sentido. Tornamos-nos pessimistas, pois não sabemos que tudo de ruim sempre será passageiro. É depois de uma longa noite fria que o sol do novo dia irá brilhar e aquecer o coração de quem realmente necessita.


Enquanto estamos tristes, ficamos ruminando todo esse sentimento ruim em nossos corações, o que apenas gera mais tristeza e nos dificulta a lutar pelo o que/quem realmente queremos. Uma coisa que sempre aprendi nessa minha caminhada foi que devemos sempre ter a nossa mente e nosso coração tranqüilos e as coisas boas virão por si só. Isso, sem dúvida, é um conselho que sigo e indico a todas as pessoas que já passaram por algo semelhante. Mas aí que surge o questionamento: como fazer isso? A resposta é simples: Fazendo a coisa certa, ou seja, é fazer por merecer.


Para todos aqueles que já sofreram bastante e se escondem embaixo de uma nuvem negra, os desiludidos, os saudosos e os sem um referencial para dar seguimento na vida, só resta uma alternativa que é nunca desistir dos seus sonhos e ter a sensibilidade de perceber que a felicidade sempre está na sua frente, basta você escolher ser feliz. Nunca perder a esperança é um incentivo que carrego comigo sempre e tem sempre dado muito certo, pois é melhor ser sempre otimista do que pessimista, se caso a tempestade demorar a cessar, o sol demorar a aquecer e o sorriso demorar a surgir, será o otimista o que sofreu menos. Nunca perca a fé em Deus!




André N. Bueno