RSS

A Primeira-dama do samba!



A pessoa que disse que o samba tem que ser cantado por vozes masculinas deveria, com certeza, rever os conceitos. O ritmo samba é brasileiro e não deve nunca excluir pessoas por quaisquer que sejam os motivos (raça, idade e religião), mas sim estar sempre agregando e inspirando pessoas a tornar-se público e futuros compositores do ritmo. A permanência do estilo musical na cultura popular brasileira dependerá totalmente da maneira de atrair o público a ouvir o samba.

Nascida exatamente no ano em que começou a Semana de Arte Moderna no Brasil, Yvonne Lara da Costa – conhecida como Dona Ivone Lara, foi um exemplo de “quebra de paradigmas” no contexto musical em uma sociedade totalmente machista, elitista, onde os nomes artísticos basicamente ascendiam do meio de famílias ricas. Negra e pobre, ela estava inserida em uma classe onde o trabalho da mulher estava totalmente limitado e relacionado às atividades do lar.

Como teve uma vida nada fácil, Ivone lutou bastante para chegar onde chegou. Com a morte da mãe aos três anos de idade e a do pai aos doze anos, foi criado pelos tios. E foi com eles que aprendeu a tocar cavaquinho e gostar de escutar samba junto com o seu primo Mestre Fuleiro. No entanto, a sua participação na música não morreria apenas como instrumentista, ela teve aulas de canto com Lucília Villa-Lobos, recebendo muitos elogios do marido desta, o maestro Villa-Lobos.

Aos 25 anos de idade, Yvonne casaria com Oscar Costa, filho de Alfredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceu alguns compositores que se tornariam parceiros em algumas futuras composições, tal como Mano Délcio da Viola e Silas de Oliveira. Foi Dona Ivone Lara que compôs o primeiro samba da escola, cujo nome é Nasci para sofrer. Com a fundação do Império Serrano, começou a desfilar na ala das Baianas. Gravou mais alguns sambas, no entanto, a consagração veio apenas em 1965, com Os cincos bailes da história do Rio, que a colocou no posto de primeira mulher a ingressar na ala de compositoras de escola de samba.

Seus sambas não ficaram restritos às quadras das escolas, fazendo com que muitos intérpretes os levassem em muitos shows em todo âmbito nacional. Alguns desses muito influentes em todo o cenário musical brasileiro, tais como o Grupo Fundo de Quintal (Dona Ivone Lara participa em um show deles com a sua música “tendência”), Caetano Veloso, Gilberto Gil, Clara Nunes, Maria Bethânia, Beth Carvalho, entre outros.

Formada em Enfermagem e com especialização em Terapia Ocupacional, foi assistente social até se aposentar em 1977, ano que começou a dedicar-se inteiramente à carreira artística.

Se formos falar um dia dos grandes nomes do samba, o nome de Dona Ivone Lara nunca deixará de ser citado, pois além de grande é pioneiro na luta para acabar com esse preconceito que sempre existiu da participação da mulher desse cenário que é referência mundial para o Brasil. Pois quando falam do Brasil no exterior, falam apenas o seguinte: “Samba, carnaval e futebol”, ou seja, Dona Ivone Lara!



Tendência- Dona Ivone Lara e Grupo Fundo de Quintal



1 comentários:

vai ficar na fotografia disse...

Quem disse que mulher só serve pra sambar neh?

Foda!


;*

Postar um comentário